Tipos de Mármore de Cozinha

0 30

Neste artigo vamos falar dos diferentes tipos de mármore para cozinha. Essa pedra é o que deseja se o que procura é aplicar elegância, sofisticação, luxuosidade na sua cozinha, na verdade, em qualquer canto de sua casa.

E tal associação entre o mármore e elegância se deve a nobreza da pedra.

  As principais jazidas de mármore se encontram em regiões com forte presença de atividade vulcânica no passado.

A alta temperatura desses lugares em períodos de erupção magmática é um dos responsáveis pelo aspecto que a pedra apresenta. Por esse motivo, os principais tipos de mármore para cozinha se verifica na Europa, em países como Grécia, Itália e Espanha.

Mas toda sofisticação, todo luxo tem o seu custo e com o mármore não é diferente. Devido as peculiaridades mencionadas o metro quadrado dessa pedra costuma ser mais caro que o granito, por exemplo.

Aliás, é comum se fazer confusão entre os dois, mármore e granito, devido aos dois serem pedras, mas há diferenças claras que iremos apontar ao longo deste post.

Assim como revelar quais são os tipos de mármore para cozinha mais indicados, já que nem todo mármore é apropriado para todo e qualquer ambiente, seja interno ou externo.

Saiba das melhores opções, dos tipos de mármore para cozinha, a seguir.

Confira!

Tipos de mármore para cozinha

Segue a nossa lista de tipos de mármore para cozinha. Começando por:

Mármore branco Carrara

É um dos tipos de mármore para cozinha mais requisitados e muito por causa de sua cor branca que leva mais sofisticação ao ambiente. Para os ligados em arte, essa versão da pedra encontrada mais frequentemente na Itália é especial, pois é verificável que Michelangelo utilizava o mármore Carrara para esculpir as suas esculturas.

Conhecido por apresentar cores claras, mais notadamente o branco, outra característica do mármore modelo Carrara são os veios cinza sobre a pedra.

Por ter alta porosidade não é recomendável usar esse tipo de pedra em ambientes externos e úmidos, pois deixam o piso muito liso.

Mármore Botticino

Novamente se origina da terra do macarrão, ou da terra que popularizou em definitivo esse delicioso prato, a Itália. É um dos tipos de mármore para cozinha mais antigos. É usado com frequência como piso de revestimento e em obras de arte.

Mas diferente do mármore Carrara, seu tom é menos neutro, é mais frio, tendo como principal cor o bege claro com veios mais escuros desse mesmo tom.

O mármore Botticino costuma ter um precinho ligeiramente mais amigável do que o mármore branco Carrara.

Mármore Travertino

 Não tem jeito, quando se trata de tipos de mármore para cozinha a Itália é um verdadeiro pólo. Também origina-se da terra do Cannavaro o mármore travertino.

A principal diferença dessa variação da pedra, em termos estéticos, em relação as anteriores, é de que seus veios são mais grossos e longos.

Os entretons desse modelo pendem mais para tons claros de bege.

Porém há uma similaridade quanto a pedra Carrara: é altamente poroso, o que o torna também desaconselhável em ambientes externos e muito úmidos.

Mármore Calacatta Oro

Um dos tipos de mármore para cozinha muito nobre. Nobre mesmo. Tanto que custa o olho da cara. O metro quadrado dessa belezinha ultrapassa com sobras R$ 2000.

Um dos motivos de tal nobreza, suntuosidade de preços é a sua cor alva. Mas até aí, o Carrara também é, então, o que muda? Os veios do Calacatta Oro que são nos tons cinza e dourado, composição de cores pra lá de belíssima e rara, ao menos em se tratando de pedras que não sofreram alterações químicas e industriais para moldar completamente a sua aparência.

Pode-se dizer que é a expressão máxima da elegância, sofisticação. Mas além de ter o seu preço, que como viu não é nenhum pouco barato, essa pedra é recomendada somente em ambientes internos, já que nos externos facilita muito o surgir de manchas e o provocar de desgastes antes do tempo propício.

Mármore Crema Marfill

Esse é um dos tipos de mármore para cozinha que tem origem It… espanhola! E a sua coloração é bege, a segunda cor mais pedida depois do branco em se tratando de pedra de mármore.

Mas não é só na cor que o Crema Marfill se diferencia. A sua superfície é praticamente lisa, uniforme, já que não ostenta veios na camada superficial. Isso faz com que esse tipo de pedra se harmonize muito bem em ambientes, em decorações, ao estilo clean, sóbrio, minimalista, com poucas informações, porém satisfatórias, essenciais para expressarem o que desejam, para serem e se manterem funcionais.

Outro ponto a se destacar dessa variante dos tipos de mármore para cozinha é a sua resistência. Sem dúvida, uma das mais fortes, resistentes, por essa razão pode ser utilizada tanto em ambientes internos como externos.

O único cuidado necessário com essa pedra é que devido a sua cor clara manchas tendem a surgir com mais facilidade. Contudo nada que uma camada de resina não dê conta do problema.

Aliás, os acabamentos são muito importantes para os tipos de mármore para cozinha. Vejamos quais são os principais acabamentos de mármore a seguir.

Confira!

Principais acabamentos de mármore

Resinado

Como apontado acima, uma das soluções para se evitar manchas na pedra de mármore é aplicar a resina sobre a superfície. A resina líquida cumpre a função de vedar as fissuras e porosidade naturais da pedra, o que evita o aparecimento de manchas. Portanto é ideal para se aplicar em locais úmidos.

Polimento

Ideal se a intenção é conferir mais brilho a pedra, pois é justamente o efeito que o polimento gera. Contudo, deixa o chão muito liso, escorregadio, o que o faz não recomendado para áreas externas.

Jateado

E falando em áreas externas, o acabamento com jateado é o mais indicado para essas áreas, já que acaba criando uma camada áspera sobre a pedra, a deixando menos lisa.

Bruto

É o estado natural da pedra de mármore. Do jeito que foi encontrada na natureza é assim que irá permanecer no ambiente instalado.

Diferenças entre mármore e granito

E para esse encerrar este post sobre tipos de mármore para cozinha vale explicar quais são as diferenças entre mármore e granito, pois é comum que se faça confusão entre um e outro.

Podemos apontar primeiro o lado prático, o granito é uma pedra mais resistente que o mármore. E curiosamente costuma exigir investimento menor do que a mais nobre.

Outro aspecto é o estético. O granito tem textura pontilhada e granulada, enquanto o mármore tem os veios que se parecem com marcas e ainda contam com coloração mais uniforme.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.