As melhores 7 dias para não errar na hora de escolher um piso

0 127

Se está prestes a fazer um assentamento de piso, leia este post, pois pode lhe ajudar a economizar uma boa quantia.

O assentamento de piso é uma das tarefas mais delicadas, porque a má aplicação, a escolha errada dos materiais pode colocar todo o investimento a perder, porque não tem como fazer uma reposição sem desfazer de parte considerável do material.

Além do desfalque financeiro, o que contribui para o sentimento de perda irreparável é o tempo que foi gasto que também não terá como recuperar.

Depois de ficar um bom tempo pensando e pesquisando o tipo de piso que gostaria, bold ou retificado, a cor, a estética que combina com o ambiente, depois de procurar pelos melhores preços e dos outros materiais para fazer o trabalho, depois de tudo isso, a constatação medonha: piso desnivelado, ocos, barulhentos, mal encaixados, quebradiços.

A frustração sem dúvida é grande. Para te ajudar a não passar por esse transtorno o Vamos Decorar preparou uma lista de erros mais comuns no trabalho de assentamento de piso, uma lista com breves, mas importantes dicas que acreditamos que será de grande ajuda.

Para saber mais sobre assentamento de piso convidamos a seguir com a leitura.

Confira os tópicos abaixo!

Dicas de assentamento de piso

Algumas práticas preventivas antes de se colocar o azulejo e a tomada de conhecimento de alguns detalhes técnicos sobre o material do revestimento, da argamassa, são fundamentais para evitar o desperdício, a má execução do assentamento de piso.

São práticas, detalhes simples, mas que fazem toda a diferença. São determinantes para garantir que não haja um rombo imprevisto no orçamento.

Segue as nossas dicas de assentamento de piso.

Melhor sobrar do que faltar

Um problema clássico do assentamento de piso é não fazer um planejamento que estime a quantidade de azulejos a se utilizar. E mesmo que se tenha uma noção do número, confiar na exatidão ou de que não ocorrerá um percalço é flertar perigosamente com o risco.

A falta de peças pode gerar uma dor de cabeça enorme, porque é mais comum do que se pensa não encontrar o mesmo material para reposição. O que deixa uma escolha nada agradável: completar o serviço com um material semelhante, mas diferente, ou trocar tudo o que já foi feito?

Uma dica para evitar esse tipo de ocorrência na hora de assentamento de piso é adquirir ao menos 10% a mais de material em relação ao número estimado a ser usado. Como diz o bom e velho ditado, melhor sobrar do que faltar.

Faça uma simulação

Outra recomendação importante antes do assentamento de piso é definir onde será o início do assentamento.

Ao fazer essa definição, poderá abrir as caixas do produto adquirido e fazer uma simulação, um espelhamento, colocar cada item no chão a ser assentado, a partir do ponto inicial definido e assim verificar, primeiro, se existe peças defeituosas, segundo, verificar se há peças fora do padrão e, terceiro, fazer uma paginação antes de finalizar o trabalho.

Essa é uma importante medida de prevenção contra material problemático que venha inviabilizar a conclusão da obra.

Regularidade dos intervalos

É fundamental para um bom trabalho de assentamento de piso a regularidade dos espaçamentos, o intervalo entre cada azulejo.

A falta de padrão desse espaçamento confere um visual desastroso. A uniformidade desses espaços geralmente variam entre 1 mm e 8 mm. Para verificar qual seria o espaçamento ideal confira as instruções da embalagem.

Mas você pode fazer o teste ao conferir os produtos sobre o piso de modo a simular o trabalho feito.

 Pegue pequenas divisórias de plástico e coloque entre as peças para verificar se a uniformidade irá se ajustar a área que pretende cobrir.

Tenha o kit nivelamento

Pra fazer o assentamento de piso é indispensável que tenha a disposição determinados materiais, ferramentas. Sem as quais será impossível fazer um trabalho que prime pela excelência ou que seja concluído em tempo hábil, sem oferecer muito desgaste.

Essas ferramentas que compõe o kit básico de nivelamento são:

  • Cunha;
  • Alicate;
  • Espaçamento.

Sem esses materiais, o nivelamento e a uniformidade do piso será uma tarefa no mínimo ingrata.

Quando for piso sobre piso

Se o assentamento que for fazer se der sobre outro piso, de nada adiantará nivelar o segundo a ser posto se o primeiro estiver desnivelado.

Não só como deve está nivelado o primeiro piso, mas para um trabalho bem feito tem que está bem aderido e limpo.

Se flagrar um desnivelamento, preencha com massa antes da aplicação do segundo material.

A argamassa a ser aplicada

Um item importantíssimo a ser avaliado ao fazer o assentamento de piso é a argamassa a ser utilizada para fins de aderência.

Existem mais de um tipo e que são voltadas para determinados espaços e materiais a ser empregado.

Os tipos de argamassa são:

ACI: Para pequenos revestimentos cerâmicos. Indicado para área externa;

ACII: Revestimentos médios de cerâmica. Este é recomendado tanto para áreas externas como internas;

ACIII: Já o terceiro modelo de argamassa é uma escolha adequada para grandes formatos de porcelanato (tamanho de até 120×120 cm). Esses porcelanatos podem ser de mármore, granito ou pisos cimentícios.

Teste do descolamento

Ok, seguiu todas essas dicas, fez o assentamento de piso, o visual ficou harmonioso, agora é só comemorar certo?

Não amigo, você não quer correr o risco de dá um pulo de alegria e quebrar o azulejo ou daqui alguns dias perceber que sua casa está parecendo um palco de teatro, com cada passo reverberando pela casa inteira.

Esses problemas, principalmente o de barulho, sons desagradáveis só de pisar sobre o piso, são uma possibilidade.

Porém simplesmente pisar em cada um pode não dá a exatidão ideal sobre a origem do som oco, por isso é melhor conferir cada azulejo usando um pedaço de madeira ou senão um martelo. Com esses materiais bata de levinho no piso a fim de captar possíveis sons ocos.

Isso ocorrendo, retire o material e o assente novamente.

E essas foram nossas dicas de assentamento de piso. Acreditamos que observando cada uma delas evitará grandes transtornos na reforma da casa ou da empresa.

Se gostou deste conteúdo sobre assentamento de piso, curta, compartilhe. Se tiver uma dúvida ou necessitar de outras informações basta usar o campo de comentário ou entrar em contato diretamente com a equipe 321Achei Vamos Decorar.

Leia mais de nosso conteúdo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.