Quadros para cozinha, como usar?

0 16

No post desta semana vamos nos dedicar a dá sugestões, dicas de quadro de cozinha. Pode achar estranho em um primeiro momento tentar decorar a cozinha com esses tipos de objetos, logo esse cômodo que vive imerso a umidade e altas temperaturas. As chances de danificar os quadros passam a ser grandes.

Claro que é necessário cuidado, estudar bem os locais a se colocar o quadro de cozinha justamente por esses motivos, mas uma vez fazendo isso nada impede de colocá-los nesse cômodo que para muita gente é o preferido da casa.

É o local onde se associa momentos literalmente deliciosissimos, não só pela boa comida produzida, mas pelos momentos compartilhados com pessoas queridas. Outros adoram o trabalho de preparar alimentos, usar seus conhecimentos, habilidades para fazer algo que vai render alegria para todos.

No entanto, apesar da cozinha ser vista como esse local especial, geralmente a decoração fica limitada a poucos traços e linhas, em cores discretas, neutras, um ambiente asséptico que parece não transbordar a vida que geralmente ferve em seu interior, raramente transparece a personalidade da dona da cozinha.

Por que tem que ser assim? Quem falou que deve ser assim?

Por isso, para mudar essa rotina tediosa vale investir em elementos decorativos para levantar o astral de sua cozinha, deixá-la mais descontraída ou sofisticada.

O quadro de cozinha é o que melhor representa essa capacidade de injetar no ambiente tanto elegância como bom humor devido a infinidade de tipos e estilos.

Veja a seguir algumas dicas e sugestões de quadro de cozinha.

Confira!

Cuidados com o quadro de cozinha

Antes de mais nada, vamos tentar garantir que não tenha que lidar com os entraves mencionados da umidade e da gordura alastrada pela fumaça que podem acelerar a decrepitude do quadro de cozinha.

Para evitar tais transtornos aconselha-se posicionar o quadro de cozinha próximo a mesa de jantar, se esta fizer parte do mesmo ambiente. Outra possibilidade é instalá-lo em nichos espalhados pelo cômodo.

Prateleiras também são locais indicáveis para mantê-los afastados de contato impróprio, seja humano ou de fluídos de alimentos ou óleos.

O tamanho do quadro de cozinha é outro aspecto a se obervado. O tamanho do cômodo deve ser levado em conta na hora de escolher o artigo de decoração, pois um que cubra demais uma área, ou seja, ser muito grande, pode gerar sensação de claustrofobia, de espaço apequenado, desconfortável, causar poluição visual no espaço. Um que seja por demais pequeno, por outro lado, pouco acrescentará em estilo, em termos decorativos.

Dicas de decoração quadro de cozinha

Luzes

A iluminação é a grande aliada para dá destaque ao quadro de cozinha. Para alcançar esse fim, vale fazer um projeto, escolher materiais e posicionamento que privilegiem o acesso da luz ao quadro.

Um desses materiais é o vidro, usar quadro de cozinha com molduras de vidro para que estas reflitam a luz.

Caso o local em que o quadro de cozinha esteja instalado não seja privilegiado para receber iluminação natural ou boa fração da artificial, uma solução é iluminá-lo com molduras vítreas com lâmpadas LED. Para isso, adicione essas lâmpadas atrás do quadro. Isto acrescentará mais em imponência e elegância.

Quadros divertidos

Para deixar o clima da cozinha mais descontraído os melhores quadros são os que têm frases engraçadas ou ilustrações bem humoradas.

E para receber destaque que se harmonize com o tom, o estilo da peça, é interessante colocá-los em parede que apresente revestimento diferenciado, como uma parede de tijolos a mostra.

A cozinha contando com nichos distribuídos pelo cômodo, tornar uma opção espalhar os quadros nesses lugares para instalar esse tom de irreverência.

Quadros sofisticados

São os tipos mais comuns, que recebem um traço mais artístico, que retratam paisagens, formas objetos, frutas com elevado grau de realismo. É recomendável que escolha temas que tenham alguma conexão com o ambiente ou a região que reside.

 Se mora em um local litorâneo, por exemplo, pode ser uma boa pedida quadros que remetam ao mar ou elementos associados a esse universo.

Quadro de cozinha com frutas e outros alimentos também, naturalmente, são interessantes. Já demos as dicas das luzes como um dos elementos para destacar e empregar sofisticação ao ambiente, no entanto, outra medida nesse sentido é montar uma espécie de mosaico na parede, organizando diferentes formatos de quadros, tamanhos um ao lado do outro, para que formem um painel.

Um recurso que serve tanto ao estilo mais informal tanto ao formal é se valer de prateleiras para colocar o quadro de cozinha lado a lado.

Fotografias e pôsteres

Tem aquela foto ou pôster especial que acredita que ficaria excelente na sua cozinha? Sim, você pode transformá-los em um quadro. Basta comprar uma moldura.

 Em paredes brancas a melhor combinação é com molduras pretas.

Se for mais de uma foto ou pôster, pode inseri-las em formas de fileiras, uma do lado da outra.

Quadro negro

E que tal usar como quadro de cozinha um quadro negro? Sim, aquele de lousa que brincava quando era criança ou só via nas salas de aula.

Esse tipo de quadro além de decorativo ainda pode ter função prática, como de servir como um painel, um canto de lembretes, de recados.

Ainda pode ser local para inspirar as pessoas ao se colocar frases marcantes, históricas, de grande significado para alguém especial que queira transmitir uma mensagem de consolo, de apoio, de incentivo, de carinho.

Além de, claro, poder demonstrar todo o seu talento com ilustrações ao fazer desenhos estilosos se assim preferir.

Sem paredes

Caso não haja espaço nas paredes para colocar o quadro de cozinha, uma alternativa é arranjar um espacinho no balcão. Uma ideia é tematizar o quadro de acordo com os objetos instalados em determinadas partes da bancada. Para o lado do café, quadro de uma xícara de café; pratos e talheres, quadro que evoque um delicioso jantar e assim por diante.

Gostou deste conteúdo sobre quadro de cozinha?

Então curta, compartilhe, avalie.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.