Sofás de Pallet, você teria um?

0 614

Os sofás de pallets estão entrando cada vez mais na moda, por serem sustentáveis e fáceis de criar, além de ser uma opção de decoração bem barata. Mas você pode estar se perguntando o que seria, de fato, um sofá de pallet. Eles são basicamente estrados de madeira, metal ou plástico e são comumente utilizados para transporte de cargas e objetos mais pesados.

No entanto, esta cada vez mais o comum a utilização deles para a criação de sofás, dentre outros objetos de decoração na casa. Os sofás feitos desses materiais são bem mais baratos e garantem ao ambiente um ar muitas vezes rústico e elegante. Reunimos algumas dicas que podem lhe ajudar a criar seu sofá de pallet.

Lembre-se de que se for utilizar pallets de madeira, ela deve ser tratada por um marceneiro, para evitar que cupins surjam e acabem estragando seu móvel. A altura da madeira também deve ser levada em conta em um sófa padrão, pois não é recomendado que fique muito alta, e nem tão baixa.

A exceção é no caso de que você queira fazer um sofá especificamente baixo, como nas casas japonesas. Lembre-se também de lixar os cantos e bordas dos paletes de modo a evitar que as pessoas se machuquem.

Por cima, você pode decorar com almofadas e tufons conforme seu gosto de cor e tamanho desses objetos. Esses estofados você pode fazer também, caso entenda de corte e costura, mas se não for o caso compre-os pronto em lojas especializadas. Uma boa dica é usar um colchão de solteiro como estofado e forro, em especial, se for aquele colchão que você estava para trocar. Você pode decorá-lo e forrar.

Os sofás de pallets não precisam ser apenas como decoração da sala, mas também em jardins e áreas externas da casa como a varanda ou sacada. Uma opção interessante e diferente é a criação de um sofá de palete é pintar a madeira de cores vibrantes e claras, assim até mesmo em dias nublados e sem sol o seu ambiente terá cor e vida. Lembre-se de que se for colocar seu sofá de pallet em uma área externa certifique-se de que ele não sofrerá os efeitos da chuva, pois a madeira pode ser danificada.

As opções de combinação e decoração são praticamente infinitas, você pode brincar com as cores das almofadas e tufons que utilizar como parte dos sofás de acordo com seu gosto. O tamanho do sofá vai depender do local onde vai coloca-lo, bem como seu investimento. Mas não se preocupe, pois como já falamos essa é uma opção barata e você pode escolher o tamanho do palete de acordo com o espaço que você possui.

Montamos um passo a passo para você se basear e começar a criar seus sofás de palete, verá que é bem fácil de fazer, basta de alguns materiais. Você vai precisar de:

  • Material para lixar madeira: lixas de madeira grossa, martelo, prego e lixadeira.
  • Material para pintura: bandeja, rolinho de espuma, trincha (pincel chato), medidor, água rás, tinta e esmalte sintético acetinado ou fosco.
  • Furadeira ou cola para madeira
  • E claro, dos paletes.

1. Comece lixando os paletes e lavando-os adequadamente. Em seguida, você vai utilizar uma furadeira ou cola para madeira para juntar os paletes de acordo com a altura que desejar. Em seguida retire duas ou três placas da parte do meio do palete. Elas serão a base.

2. Coloque o segundo palete e parafuse ou cole um ao outro em suas extremidades.

3. Com as partes que você separou no início, coloque em torno do pallet de cima

4. Para o encosto do sofá, desmonte uma parte do palete

5. Para o encosto, você deve encaixar entre as ripas

6. Use mais algumas partes do palete para dar o suporte necessário

7. Acrescente alguns futons, colchonetes ou almofadas

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.