O que é porcelanato retificado?

0 22

Ao reformar ou decorar uma casa é comum se deparar com termos que não estamos acostumados, seja por não sermos muito antenadas sobre materiais de construção, de peças de decoração, seja por não estarmos atentas as últimas novidades do meio. Um desses termos é o porcelanato retificado.

E o que seria isso? É um modelo de azulejo para revestir um piso, uma versão diferente dos tradicionais como o bold.

Mas por não se conhecer o material ou a terminologia empregada para se referir a ele é comum que se levante dúvidas a respeito.

O que deve vir a mente ao pensar sobre porcelanato retificado? Quais as diferenças em relação ao tradicional? Quais as vantagens? Em que tipo de ambiente se harmoniza melhor? É mais econômico ou necessita de maior investimento para instalar? É recomendado tanto para ambientes externos como internos?

Diante dessas diversas dúvidas a respeito de algo que se ouviu a primeira vez, o usual é apostar no seguro e adquirir o que já conhece e se está acostumada.

Mas essa insegurança vinda da falta de informação a respeito pode fazer com que se perca boas oportunidades e a instalação de um visual muito atrativo.

Para evitar esse tipo de situação, e ter acesso a mais opções, vale a pena saber com mais detalhes o que é porcelanato retificado.

Confira abaixo!

O porcelanato retificado

As placas de piso retificado são encontradas tanto na forma de porcelanato como de cerâmica. O termo retificado se refere ao tipo de acabamento que a peça tem, caracterizado por estilo mais reto e preciso, plano, isto é, as bordas mais retas e a superfície é mais lisa, propiciando distância mínima, praticamente os azulejos colados um no outro, usando e expondo menos rejunte.

Para que tenha uma noção mais clara o porcelanato retificado é típico em piso de Shopping Center, entrada de hotéis, supermercados, enfim, é o estilo que transmite muita elegância, sofisticação e se destaca em ambientes bem iluminados.

É nesse quesito que se destaca dos pisos mais tradicionais, como o bold. Esses são caracterizados por terem bordas mais arredondadas e não apresentarem na superfície de suas laterais alto grau de precisão.

O rejunte utilizado nas placas tradicionais é maior, o que influi na exposição desse material, que por esse motivo costuma gerar mais gastos de manutenção.

É o piso mais comum em casas e pequenos comércios familiares.

O processo de fabricação do porcelanato retificado

E o que difere no modo de produção, de acabamento, do porcelanato retificado em relação aos demais?

O que faz as placas de porcelanato retificado receberem acabamento preciso são dois motivos.

Primeiro as placas são cortadas por discos de diamantes que elevam a precisão do corte, mas isso por si só não basta para explicar o resultado final diferenciado. O que nos leva ao segundo motivo.

Segundo: As placas são cortadas depois da queima, o que não ocorre com os tradicionais que são cortados antes de se submeterem as altas temperaturas.

Essa simples inversão conta muito no resultado final, porque o corte antes do processo de queima sujeita o material a passar por pequenas, mas significativas, transformações, levando ao encolhimento inconsistente da peça.

As vantagens do porcelanato retificado

Optar por porcelanato retificado, além de propiciar um visual estiloso, moderno, acrescentar em termos estéticos, traz que tipo de vantagem?

Vamos conferir a seguir.

Versátil

O porcelanato retificado não tem restrição quanto ao tipo de ambiente. Usado tanto em espaços internos, como de casas e comércios, como externos, garagens e calçadas.

Economia

Apesar das placas exigirem maior investimento do que as tradicionais, a manutenção de piso porcelanato retificado gera custo menor, por necessitar de menos rejunte devido as proximidades das placas que praticamente encostam uma nas outras. Pensando a longo prazo, é um investimento que renderá mais economia.

Moderno e contemporâneo

O piso porcelanato retificado se harmoniza super bem com visual mais clean, minimalista, arejado, estilo que com poucos traços transmite o essencial de objetos e paisagens. Na mobília se reflete em modelos mais enxutos, em cores mais neutras.

O material combina com esse estilo por dá impressão de continuidade, que se trata de apenas um segmento, uma peça só cobrindo todo o ambiente em vez de várias pequenas placas conectando-se uma as outras, devido ao espaçamento mínimo entre elas, provocada pelo acabamento mais preciso.

A sensação de continuidade diminui a percepção de linhas, de recortes, de formas, o que dialoga com o estilo minimalista.

Estética que se tornou tendência e é uma das grandes representantes de decoração moderna.

Variedade

Outra vantagem a se considerar do porcelanato retificado é a variedade que proporciona aos consumidores. Já foi dito que as placas retificadas são encontradas tanto no formato de cerâmica como de porcelanato, mas há enorme diversidade de estilos e de cores, que são ótimos para se harmonizarem em diferentes tipos de ambientes.

Por exemplo, se o visual de sua casa ou escritório pende para o lado mais rústico, com uso de peças artesanais, de exposição de matérias-primas, o porcelanato retificado com aparência de madeira é o mais indicado.

É possível encontrar placas em tons pastéis, quentes, frios como o tom grafite, muito utilizado para decoração de banheiros.

Os cuidados com o porcelanato retificado

Não é aconselhável que permita cair objetos muito pesados sobre esse tipo de piso, pois é um material mais frágil.

Outra dica é se informar junto ao profissional que irá instalar o piso ou na fornecedora do material qual produto de limpeza é o mais indicado para passar sobre.

A argamassa utilizada também é outro fator a se levar em conta no momento de fazer a limpeza do piso revestido com porcelanato retificado.

Evite, melhor, não utilize objetos e substâncias como solventes, palhas de aço, a parte áspera de esponjas e polidor de prata, pois podem danificar as placas com riscos.

Gostou deste conteúdo sobre porcelanato retificado?

Então curta, compartilhe, avalie, comente.

Seu apoio e sua opinião fazem toda a diferença e são muito importantes para nós.

Leia mais conteúdo relacionado conferindo o nosso conteúdo.

E não deixe de assinar a nossa newsletter para receber de primeira as últimas novidades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.