Ideias de revestimentos para cozinha

0 16

O tema deste post será revestimento para cozinha.

A cozinha é um dos lugares centrais de toda casa. É nela que os moradores passam a maior parte do tempo por ser nesse cômodo que os trabalhos mais importantes e corriqueiros do nosso dia a dia ocorrem. A região passa pelos mais diversos tipos de desgastes por estar sujeita a variação de temperaturas e contato com itens gordurosos.

Detalhes que devem ser levados em conta na hora de escolher os revestimentos para cozinha.

Outros detalhes a ser levados em conta são os que se relacionam quanto a escolha de revestimento para cozinha que se harmonize com a mobília do cômodo, pois cores muito díspares podem causar desarmonia gritante e irreparável, caso não tenha recursos para reparar o mal feito.

A harmonia deve está presente principalmente com o piso. Recomenda-se usar cores contrastantes entre um e outro. Dê preferência as cores brancas para as paredes e escuras pra o piso.

Antes da escolha do revestimento para cozinha é importante avaliar as principais característica de cada modelo e escolher a que melhor se encaixa a sua necessidade, principalmente ao seu orçamento. Pois cada um dos modelos existentes também apresentam variedades de preços, sendo normalmente bem salgados, mas com um pouco de pesquisa e criatividade é possível encontrar opções bem mais acessíveis.

Saiba mais dicas sobre os tipos de revestimento para cozinha e dicas para economizar uma grana a seguir.

Confira!

Revestimento para cozinha: azulejo

É um dos revestimentos para cozinha mais tradicionais e muito usado por ser resistente e facilitar a limpeza. Mas talvez o principal motivo de sua popularidade seja a questão estética. Pois conta com ampla variedade de cores, de estilos, de estampas e também de preços.

A dica para economizar com azulejos como revestimento para cozinha é optar por lotes remanescentes de anos passados, que já não se encontram no catálogo e por isso com valor de custo. Isto claro se na vê problema de utilizar um revestimento fora de moda, mas que na verdade não se encontra tão fora de moda assim, apenas alguns anos.

 Quando se coloca um revestimento de cozinha a ideia é de que ele dure, não é o mesmo? Então naturalmente na maior parte do tempo de sua vida útil ele estará desatualizado porque sempre sai outras novidades.

O que deve ser alvo de preocupação principal é se gostou ou não do material e a economia a ser gerada.

Outro local interessante de se conseguir azulejos baratos e antigos é visitando lojas de materiais de construção.

Revestimento para cozinha: pastilhas

Revestimento para cozinha que dá um acabamento diferenciado, estiloso nas paredes do cômodo são as pastilhas de vidro. Pastilhas aplicadas em paredes da cozinha. A escolha da cor das pastilhas pode ser determinante para o tipo de sensação que prefere passar sentir dentro de sua cozinha.  Se calmo e aconchegante, cores neutras ou frias, se enérgico e vibrante, cores quentes.

O interessante das pastilhas de vidro é a praticidade de que como são colocadas nas paredes, já que possuem um adesivo próprio que facilita sobremaneira a colagem das peças nas paredes.

Ladrilhos

Em termos de variedade de opções, de modelos, formatos, cores os ladrilhos são equiparados aos azulejos. Assim como os últimos, possuem uma infinidade de formatos e estampas oferecendo possibilidades de combinações múltiplas.

É possível com os ladrilhos, por exemplo, emular a aparência de tijolos do revestimento para cozinha de parede. É importante que os ladrilhos também dialoguem com o piso e os armários.

Pedras

Agora se a sua decoração de cozinha é mais retrô, gosta do estilo, o revestimento que está procurando é o de pedras.

Sim, tem sido cada vez mais utilizado como revestimento para cozinha. Isto porque as pedras conferem um visual mais rústico, perfeito para combinar com visual mais retrô. Outro motivo que vem fazendo as pessoas optarem por tal qualidade de material é a possibilidade que as Pedrão dão de destacar cores nas paredes da cozinha.

Uma opção interessante é escolher o revestimento inusitado para estabelecer nítido contraste com os móveis modernos. Mas nada impede que siga por estilo que caia de cabeça no mundo antigo, rústico, tanto nas paredes como nos móveis, que mescle o uso de madeira e de pedra.

Madeira

E por falar em madeira, esse é um dos revestimentos para cozinha “coringa”, se adapta com vários estilos e acrescenta um charme muito especial no ambiente.

A madeira pode ser usada tanto para revestir parede como na preparação de móveis, como balcões para cozinha. Acresce que se deseja um ambiente totalmente rústico a junção madeira mais pedra são elementos essenciais para esse tipo de decoração.

Tijolos

Outro elemento rústico a ser utilizado são os tijolos, que podem ser empregados em qualquer ambiente não só na cozinha. Os bloquinhos tradicionais, os laranjas, normalmente acabam contrastando com os móveis da cozinha, geralmente brancos, criando um agradável contraste. A junção de elemento rústico mais móveis modernos cria um ambiente de personalidade, acrescenta um toque antigo e ao mesmo tempo moderno, contemporâneo.

Acresce que o revestimento para cozinha de tijolinhos costuma ser mais barato que os demais modelos de revestimento. Outro bom incentivo para se investir.

Cimento queimado

Para quem não conhece o cimento queimado sugerimos a leitura do post que fizemos sobre anteriormente (Nota Mayara: incluir link do texto produzido anteriormente a respeito, por favor).

É uma ótima opção para quem deseja economizar o máximo que puder e ainda assim encontrar um estilo que lhe pareça original. O cimento queimado é um acabamento do concreto, desse modo não é necessário investimento para revesti-lo com outro material. Há uma variação do tipo chamada “cimento queimado branco”, que consiste no uso do pó branco do mármore para queima do concreto, o deixando-o com o acabamento mais claro.

O estilo combina com decorações industriais e minimalistas que têm como característica o uso de formas simples e de matérias primas, primitivas, totalmente expostas, como tijolos, pedras e cimento. É ideal para evocar clima clássico e também para instaurar um ambiente de personalidade ao juntar elementos primitivos com objetos sofisticados, misturar velho e novo mundo.

Gostou do conteúdo sobre revestimento para cozinha?

Então curta, compartilhe, avalie.

Seu apoio faz a diferença.

Leia mais de nosso conteúdo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.