Estilo Hygge, o que é? Como usar?

0 24

A hygge décor é um conceito que ainda não é familiar para a maioria das pessoas. E os motivos são razoáveis: é um estilo de decoração de ambientes recente e não conta com uma tradução exata para o português. Por isso é necessário explicar o seu conceito, o contexto em que emergiu, a sua origem para que se possa fazer compreensível os elementos que trabalham e como acabam se refletindo na decoração.

O termo, que recebe pronunciação diversa, “rîgue”, “hu-ga”, “hue-gah”, deriva-se do dinamarquês e surgiu para representar uma estética que atendesse as necessidades dos integrantes dessa cultura, que são forçados a ter um modo de vida que para moradores de nações tropicais como Brasil pode soar impensável: passar boa parte do dia, das horas de folga, em casa.

Mas como dito não é uma questão de preferência, forças maiores obrigam os dinamarqueses terem uma vida mais reclusa.

E que forças são essas?

A natureza.

Durante o inverno, os moradores da Dinamarca têm apenas quatro horas de sol e, considerando que a época mais fria é bem rigorosa, não é um programão ficar muito tempo fora de casa. O jeito é se virar no lar doce lar para se distrair, se divertir.

Mas não significa que os dinamarqueses sejam solitários, excessivamente melancólicos e irritadiços quanto a receber visita.

Pelo contrário, devido essa reclusão forçada os laços com a família e amigos acabam se estreitando, pois passam muito tempo juntos no mesmo espaço, compartilhando bebidas quentes, refeições, fazendo brincadeiras e contado histórias.

Ou seja, é comum que as casas estejam repletas de pessoas e que recebam visitas constantes.

É essencial, portanto, que as moradias estejam em boas condições e que passem uma imagem positiva dos donos, pois se configura como o principal local de socialização.

Explicando o hygge décor

O hygge décor nasce com a premissa de nomear o estilo de vida preferencial e necessário do povo dinamarquês, dada as circunstâncias que vivem.

Se boa parte do tempo é passado dentro de casa em razão do inverno bruto e do pouco contato com o sol, aliado ao fato, por essas razões, estarem sempre com bastante pessoas, essas casas precisam ter conforto.

Essa é a palavra chave da hygge décor, conforto, aconchego, tranquilidade, pois todos precisam estar bem protegidos do frio e em local seguro para ninguém sofrer nenhum contratempo que nessas condições podem ser fatais.

Então a hygge décor é voltada para transmitir essas sensações, conforto, aconchego, paz. Precisam ser quentes e acolhedores. Ou seja, ideal para quem mora em regiões de baixas temperaturas.

Por que virou tendência?

A hygge décor começou a se popularizar por volta de 2016-2017 quando um relatório das Organizações das Nações Unidas (ONU) apontou a Dinamarca como um dos três países mais felizes do mundo, isto é, cujo grau de satisfação das pessoas, dos habitantes está entre os mais altos da pesquisa.

Na busca de entender os motivos de tamanha felicidade, se analisou vários aspectos e o clima de aconchego, bem-estar propiciado para as decorações das casas foram um dos elementos detectados como motivadores de felicidade. Desde então passou-se a se obervar com mais atenção a hygge décor e como reproduzi-la nos ambientes.

É o que tentaremos passar para você a seguir ao listar algumas dicas, alguns itens indispensáveis para recriar a hygge décor.

Confira!

Dicas para fazer a sua hygge décor

Peças e materiais que colaboram para criar o clima mais intimista, acolhedor, confortável que caracteriza a hygge décor. Começando por:

Madeira

Madeira tem tudo a ver com hygge décor, aliás, todo elemento ligado a natureza. É um material que costuma reter mais calor nos ambientes. Na hygge décor é recomendável usar madeira em pontos estratégicos, como em um balcão, mesa ou em painéis na parede para instalar televisor ou outros objetos.

Luz natural

Por viver em lugar muito frio e com pouca luz do sol, seria natural pensar em uma decoração que não fizesse questão de contar com a luz natural, no entanto, é preciso pensar na qualidade de vida, na saúde. Viver sem sol não dá.

Por isso, a hygge décor busca privilegiar a luz natural nos espaços, aproveitá-las o máximo possível sem comprometer outros aspectos como conforto e segurança.

Usa-se muito janelas amplas e objetos e móveis com cores claras para refletir, ajudar a propagar a luz do sol.

Cores

E por falar em cores, o objetivo de melhor difundir a luz do sol no espaço decorado é o motivo de que se opte pelas cores neutras na hygge décor.  Mas é preciso ter cuidado para não deixar o visual sóbrio demais, pois não é necessariamente uma característica do estilo.

Pode misturar junto aos tons neutros entretons mais claros, como as cores pastel.

No entanto, caso seja indispensável, ou seja, complicado remover uma cor mais forte, mais vibrante, o melhor a se fazer é eleger apenas uma para aplicar no ambiente e as demais nas cores neutras e pastel, se assim preferir.

Tecidos pesados

Tecidos naturais com texturas macias é o tipo que melhor se harmoniza com hygge décor. Nada mais natural, em se tratando de um país escandinavo que lida com inverno duro, que tais tecidos tenham volume grosso, sejam pesados.

São comuns mantas jogadas sobre camas e sofás, além de tapetes felpudos e capas para cobrir cadeiras e bancos.

Ou seja, onde for possível colocar tecido grosso, que ajude a esquentar e armazenar calor no recinto.

Velas

E se a ideia do hygge décor é um clima aconchegante, intimista, confortável, se tem um pequeno objeto que é capaz de instaurar essa atmosfera são as velas.

A sua iluminação tímida, mas satisfatória, que revela em partes e ocultas outra, acaba propiciando essa sensação de mistério e conexão com o que está desnudado. Por isso, espalhar pelo espaço a ser decorado velas é uma boa forma de injetar o clima hygge décor.

Mas não é necessário se ater somente as velas. Estimula-se a usar outros objetos para o mesmo fim, como castiçais, louças, mantas macias, entre outros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.