Conheça os tipos de copos para festas

0 28

Hoje vamos falar sobre os tipos de copos para festa.

Já deve ter visto aquela cena em filmes, ou quem sabe a vivencie diariamente, de uma pessoa pouco habituada as etiquetas da alta sociedade diante de uma mesa com diversos talheres. Seu olhar é de dúvida e de receio de fazer alguma bobagem, pois intui que cada talherzinho serve para uma ação específica, para um prato específico.

Essa diversidade de talheres para ocasiões distintas não se trata de uma exclusividade. Copos também contam com modelos idealizados para situações determinadas. Mais especificamente: existem copos e taças para diferentes bebidas.

Está prestes a organizar um evento e gostaria de se informar mais a respeito? Não tem nenhuma festa a vista, mas sempre teve curiosidade para saber quais são os tipos de copos para eventos? Não importa qual seja o seu caso, importa que vamos comentar sobre todos os tipos de copos para festa.

Confira nos tópicos abaixo!

Tipos de copos para festa: tulipa

É o copo mais popular em bares, embora seja mais conhecido, simplesmente, como copo, ou copo de cerveja. Sim, é voltado para consumo de cerveja e chope.

Mas por quê?

Porque seu formato colabora para a formação de espuma e ajuda a manter a temperatura da ceva.

Seu formato tem base e borda levemente estreita e sua boca é mais alargada que o bojo, o “corpo” do copo, porém é mais estreita em comparação com outros tipos de copo.

Tipos de copos para festa: sucos e refrigerantes

Seguindo com a lista de tipos de copos para festa, esse que comentamos agora é chamado de “Highball”. Chamado nos “states”, porque aqui é copo de suco mesmo. E porque é considerado copo de suco e refrigerante?

Primeiro por uma questão estética. Copos são pensados para ajudar a vender mais bebidas e para isso tenta se extrair o melhor que cada uma tem a oferecer.

No caso de sucos e refrigerantes, especialmente sucos, um dos grandes atrativos são as suas cores, cores bem vívidas, atraentes. Para não desperdiçar essa beleza natural, o copo pensado para servir tais bebidas é transparente para que a coloração natural seja destacada.

Outra característica do Highball é a sua boca larga, propícia para se despejar bastantes pedras de gelo.

A altura do copo também não é à toa. Comporta 300 ml e a justificativa é que as pessoas costumam consumir menos suco do que cerveja, normalmente em uma festa, portanto, 300 ml de suco seria o suficiente para satisfazer cada convidado ou cliente, pois não estão tão acostumados a ingerir a bebida.

No caso dos refrigerantes, essa lógica não se confirma com a mesma frequência que a do suco, varia de pessoa para pessoa. O gás presente nesse tipo de bebida, preenche mais rapidamente o estômago, o que em tese influencia para consumo mais moderado. No entanto, essas bebidas também são conhecidas por terem substâncias estimuladoras em suas fórmulas, como cafeína, que influem para o consumo indiferente aos eventuais protestos do organismo.

Copo on the rocks

Prosseguindo com a lista de tipos de copos para festa, o da vez é o copo on the rocks. É aquele copo figurinha fácil em filmes de mafiosos, magnatas ou bom e velhos bebuns como Big Lebowsky. É o famoso copo de uísque.

Tem semelhança com o copo de suco, apesar de comportar bebida bem diferente a desse último. A semelhança se encontra na boca do objeto, que é larga, muito larga para receber gelo. Por isso é usado para uísque e outros coquetéis que precisam de bastante gelo, como caipirinha.

Mas se reparar bem, a diferença para o copo de suco está no tamanho do copo, que é bem menor.

A lógica é simples.

Suco pode se tomar em larga quantidade que não ira afetar muito o organismo, no máximo provocar um desconforto estomacal. O mesmo não ocorre com bebidas fortes como uísque, que pode literalmente derrubar uma pessoa se consumido em excesso. Então até para não estimular alta dosagem dessa bebida forte, a altura do copo é bem menor em comparação ao Highball.

Copos de vinhos

Ou mais conhecidas como taças. Como deve saber, os vinhos mais consumidos são os tintos e secos e para cada tipo há uma taça, um copo diferente, específico.

Começando pelo mais popular, vinho tinto.

Red wine. Glass of wine. Pouring red wine.

Assim como refrigerantes e sucos, é conhecido pelo aroma agradável e forte e pela  exuberância de tons. Para não se desperdiçar tais qualidades, a taça de vinho tinto é mais encorpada, grande e orienta-se que se preencha o copo de modo a deixar uma parte para o “respiro”, para o apreciar do aroma agradável próprio do vinho.

Já o copo do vinho branco, por não ter um aroma tão agradável e ter um gosto mais forte, tanto a boca como o bojo tem tamanho reduzido.

Copo old fashion

Esse é um dos tipos de copos para festa que também pode ser utilizado para uísque. Sua boca é larga para comportar pedras de gelo e a altura não é elevada. No entanto, seu uso está mais relacionado a coquetéis montados ou destilados servidos com gelo e canudo.

É típico de locais praianos que recebem turistas querendo se sentir no paraíso.

Coquetails

Mas o copo símbolo mesmo desse tipo de lugar, o copo símbolo das férias, do “ula-ula” na praia é o Coquetails. Esse copo é perfeito para receber coquetéis, porque esse tipo de bebida é mais descontraída, colorida, doce e, portanto, pede copo que reforce essas características. E é justamente o que o coquetails faz.

É um copo alto, para chamar bastante atenção, e tem curvas extravagantes que lhe dão mais destaque ainda com a bebida. Esse tipo de copo ainda por cima combina com vários itens decorativos, como flores, pedaços de frutas, palitos e guarda-chuva.

Copo shot

Outro dos tipos de copos para festa bem popular. Principalmente para os amantes da tequila. Esse copo tem capacidade de 35 a 60 ml. Quantidade baixa que ajuda para consumir a bebida em um gole só. Por isso, é figura garantida nos famosos “vira-vira”.

Gostou deste conteúdo de tipos de copos para festa? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença. Leia mais de nosso conteúdo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.