Decoração Boho Chique? O que é?

0 6

A decoração boho chic é um estilo que costuma dividir opiniões, ainda que seja uma tendência de decoração. Ou a pessoa se conecta de imediato ou acha estranho, pode achar até bonito, mas “na casa dos outros”.

Essa divisão se deve na profusão de cores e objetos que marca o estilo. Se a decoração passa um pouquinho do tom, se cometer algum exagero, aumenta muito as chances do boho chic sair do visual estiloso, de impacto, de personalidade e original para cair no que popularmente costuma se chamar de “cafonice”.

Há também o risco que, com o tempo, o indivíduo se sature da decoração boho chic, apesar de ter achado incrível inicialmente. Por isso, para aderir ao estilo é necessário realmente se sentir conectado, gostar da atmosfera que evoca, até das ligações culturais que formaram seu conceito, pois refletem um estilo e um modo de ver a vida.

Mas afinal quais são as características da decoração boho chic? Por que recebe esse nome? Qual o seu significado? Mais: quais influências culturais a inspiraram?

E a pergunta que não pode faltar: como fazer uma decoração boho chic em casa? O que não pode faltar?

Responderemos todas essas questões relacionadas a decoração boho chic nos próximos tópicos.

Confira!

O que é decoração boho chic?

O termo “boho” é uma abreviação do termo inglês “Bohemiah” que significa “boêmia”. Boho chic, portanto, seria o mesmo que “boêmio contemporâneo”.

Boêmio é uma das formas de definir ou adjetivar os hippies e os ciganos, que tiveram seu auge em termos de impacto cultural nos anos 1960. O estilo nômade, descompromissado com as etiqueta sociais, as normas sociais, um estilo de vida ao ar livre, ligado a natureza, regado a muita música e bebida.

Até como contraponto ao tom sóbrio e discreto que marcava o jeito de se vestir e a decoração dos lares das famílias mais tradicionais, ligadas aos costumes, ao tradicionalismo, mais por um reflexo natural das visões de mundo contrária do que mera provocação, as cores da vestimenta e ambientes desses movimentos de contracultura são marcadas por serem bem vívidos, diversos, e muitas vezes de caráter artesanal.

O artesanato é outro contraponto ao consumo de produtos industriais fabricados em série, A natureza fabril desses produtos na visão dessa cultura deixa-os desprovidos de personalidade.

No caldeirão de referências, incluem-se referências étnicas, orientais e punk, country, vintage, todos, ao seu modo, apresentando características distintas do modo de vida tradicional em quase todos os aspectos, estético, cultural, crenças etc.

A decoração boho chic seria uma mistura de todos esses elementos, de todas essas referências culturais que acabam se refletindo na decoração. Mas como ocorre na prática o uso da mistura de culturas, de estilos?

Mais detalhes a seguir.

A decoração boho chic na prática

O primeiro aspecto que irá notar na decoração boho chic é o uso de cores, muitas cores, sendo elas fortes, brilhantes combinando com outros tons. As cores mais utilizadas na decoração boho chic são:

  • Roxo;
  • Verde;
  • Cáqui;
  • Preto;
  • Marrom;
  • Bege;
  • Prata;
  • Ouro.

Seja na pintura, no papel de parede, nos pequenos acessórios, nos móveis, não há restrição quanto ao uso de cores. No entanto, há de se ter cuidado para não carregar demais o ambiente. É a situação que proporciona o cansaço visual e pende ao mau gosto, a cafonice.

É preciso encontrar equilíbrio, certa ordem na profusão de cores. Por isso se recomenda usar até quatro tons vibrantes para decorar o ambiente e combinar com cores mais sóbrias.

Outro característica que irá encontrar na decoração boho chic é o uso de objetos artesanais para compor a decoração.

Esses objetos entram no espírito “viajante do mundo” que em todo lugar que vai pega uma lembrancinha para guardar de recordação. Também adere a filosofia de “faça você mesmo”, seja para uso pessoal ou para obter alguma renda que mantenha o estilo de vida.

O resultado da junção desses elementos é um visual com muita personalidade, que foge completamente do padrão das decorações tradicionais, convencionais.

A profusão de detalhes causados não só pelas cores, mas também pelos objetos, pelos acessórios, passa um clima aconchegante, familiar, caseiro e bem colorido.

Se gosta de paixão do estilo e gostaria de reproduzi-lo em sua casa, vamos passar logo mais algumas dicas de como fazer uma decoração boho chic.

Prossiga na leitura.

Os móveis da decoração boho chic

Um dos elementos centrais da decoração boho chic é o sofá, mas não um sofá qualquer. Um que tenha formas flexíveis, arredondadas e que seja bem espaçoso. Prioridade é o conforto e um móvel amplo o bastante para comportar família e amigos, manter a galera junta dividindo o mesmo espaço, estreitando laços.

Outro móvel também muito em voga neste tipo de decoração são os pufes. São assentos muito confortáveis e são instalados de modo a combinar com outros objetos. A suavidade de suas formas, de sua leveza, costuma trazer equilíbrio ao ambiente.

É importante apontar que além de peças artesanais, o estilo boho chic prioriza também materiais reutilizados, reciclados,  prática que entra em consonância com a filosofia de preservar a natureza, de proteger o ambiente dos males provocados pela ação humana.

O “vintage” da decoração boho chic se dá pelo fato de se evocar um estilo que marcou época passada, pelo fato das peças artesanais serem associadas a um estilo de produção arcaico e por se usar móveis antigos junto com acessórios da atualidade.

Estampas Mix & Match

Também marca a decoração boho chic o uso irrestrito de estampas, em móveis e acessórios, de todos os tipos e de todas as cores.

As que mais fazem sucesso são as estampas étnicas. Proporcionam variedade, profusão de cores e o ideal é que sejam Mix & Match, ou seja, “juntos e misturados”.

Mistura de materiais

É comum encontrar na decoração boho chic encontro de materiais, misturas, que em outros estilos não ocorreriam de jeito nenhum. Por exemplo, a mistura, a harmonização, entre lã e palha.

No Boho Chic a mistura está liberada, não há tabus e preconceitos. Compondo um visual atraente, a mistura será mais que aceita.

Gostou deste conteúdo sobre decoração boho chic?

Então curta, compartilhe, avalie.

Seu apoio é muito importante para nós e faz toda a diferença.

Leia mais de nosso conteúdo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.