Tendência de Cores para Quarto de Bebe

0 14

Pensar nas cores para quarto de bebê é crucial para que o quarto adquira o aspecto, a aparência, o tom que deseja para o seu baby recém-nascido. Pois a cor das paredes que mais se destacarão no ambiente a ser decorado para a criança.

Naturalmente que as cores e a mobíliam tendem a se inspirar no gênero da criança, se menino ou menina. É normal recorrer as cores, as associações clássicas de cada gênero, azul para meninos, rosa para meninas.

É normal, porém banal, batido, óbvio. Não se trata de beleza, são cores belíssimas e não tem problema nenhum em utilizá-las, no entanto, para fugir da mesmice saiba que há outras cores para quarto de bebe possíveis, que também rendem visual interessante e de agrado tanto para os baixinhos como para os adultos.

No presente post, vamos abordar quais são essas alternativas de cores para quarto de bebe e fornecer mais discas a respeito dos tons clássicos.

As cores são elementos importantíssimos, como expresso de começo, mas a mobília também compõe papel de relevo na hora de montar a decoração ideal para seu filho.

Saiba de todas essas curiosidades, dicas, sugestões a respeito de cores para quarto de bebe a seguir.

Prossiga com a leitura dos tópicos abaixo.

Confira!

Tipos de cores para quarto de bebê

As cores são divididas em três categorias:

  • Cores quentes;
  • Cores frias;
  • Cores neutras.

Vamos iniciar com os tons mais vívidos.

Cores quentes

As cores quentes são compostas por:

  • Laranja;
  • Vermelho;
  • Amarelo;
  • Rosa (tons).

As cores quentes são conhecidas por deixar o local em que marcam presença mais vivaz, enérgico, vivo.

São cores que se não bem administradas podem render poluição e cansaço visual ao longo do tempo. Por isso, aconselha-se usar no máximo três tons de cores quentes no ambiente, dando preferência para os móveis que irão compor o quarto.

Exemplo: dividir o espaço com cores mais suaves, mas reservar aos móveis a maior concentração de cores quentes. Isso ajuda a promover o equilíbrio, a harmonia do lugar.

Cores quentes estimulam a criatividade, a comunicação e ainda abrem o apetite.

Rosa

O rosa, conforme mencionado anteriormente, é um dos entretons mais recorrentes, clássicos, usuais para os quartos de meninas. É conhecido por transmitir aspectos de doçura, sensibilidade, delicadeza, amor.

É uma cor romântica e muito ligada a primeira infância, pois geralmente remete a um mundo de sonho, de fábula.

Vermelho

Seguindo com as nossas dicas de cores para quarto de bebê.

É uma gradação muito forte, por isso exige cautela na hora de ser aplicada especialmente em quarto de bebê. Mais do que nunca vale a recomendação de misturar cores leves, neutras e deixar concentrada a cor mais vivaz nos móveis.

É muito difícil encontrar paredes pintadas em vermelho devido a intensidade da cor. A combinação que rende melhor resultado em termos estéticos é paredes brancas com detalhes em vermelho, como carpete, almofadas, brinquedos e móveis.

Vermelho é a cor da paixão, da energia.

Amarelo

Não é tão intenso quanto a cor vermelha, por isso pode ser usada para pintar parede, mas com moderação. Pois o exagero também gera efeito de carregar demais o cômodo decorado. No caso do amarelo, recomenda-se pintar uma parede e as demais usar cores neutras, suaves, para garantir equilíbrio.

Assim como o vermelho é mais indicada para ser representada em móveis, como o berço.

Um diferencial é que o amarelo, cor vibrante e luminosa, pode ser usado em diferentes tons no mesmo ambiente sem causar danos a questão estética.

Lilás

Essa é uma das cores para quarto de bebe que causam confusão, pois é próxima a uma cor fria.

O lilás é muito associado a luxuosidade, elegância, sofisticação. Portanto, se procura um ambiente com essas características essa é a cor que procura. Por não ser tão intensa, pode ser usada nas paredes desde que compartilhando espaço com tons mais suaves do que a própria.

Outras associações que se costuma fazer com o lilás é que tem conexão com intuição e meditação. Também se relaciona com mudanças, ciclos e feminilidade.

Cores frias

Segue cores para quarto de bebê de tom frio.

Verde

Verde é uma das cores consideradas unissex, cai bem tanto para meninas como para meninos. Por que está ligado, recebe associação, a natureza, já que a matiz é a cor predominante em florestas.

Mas também se relaciona com a saúde, pois natureza e bem estar andam de mãos dadas.

Por ser ligado a saúde, vincula-se está vinculado a ideia de restauração, renovação de energias e recomeços, assim como a crescimento e fertilidade.

Apesar de se harmonizar em quartos de meninas e meninos, o tom que melhor combina com o perfil feminino é o verde-água, uma variante mais suave.

Com cores para quarto de bebe frias não há problema em pintar as paredes inteiramente com essas tonalidades.

Uma combinação de cores envolvendo o verde que se harmoniza muito bem é a tabelinha verde e rosa. O verde nas paredes combinando com algum enfeite rosa ou um móvel rosado, como o berço.

Azul

Uma das clássicas, normalmente empregada para quarto de meninos, mas nada impede que seja utilizada em quartos de meninas, porque existem diversos tons de azul e basta mesclar com outras cores.

Um azul forte, por exemplo, pede um rosa vibrante e um azul mais sereno, frio, pede também cor mais amena como acompanhante.

Azul está relacionada a paz, tranquilidade, serenidade, tranquilidade, relaxamento.

Cores neutras

As cores neutras, que se constituem de branco, cinza, bege, tons pastéis, talvez sejam as cores para quarto de bebe mais indicadas. Porque como não são tão intensas, fortes, marcantes não cansam com o decorrer do tempo e nem estimula a criança a ter um comportamento hiperativo.

A vantagem das cores neutras é que elas podem se encaixar, combinar, compor diversos tipos de ambientes, pois não pendem nem para os tons quentes, nem frios.

No caso das meninas, os tons que melhor se inserem no ambiente que se pretende reproduzir são os de tons pastéis misturados entre si, ou com outros tipos de tons.

Gostou deste conteúdo sobre cores para quarto de bebê?

Então curta, compartilhe, avalie.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.