Como Usar Tapete em Quarto?

0 35

Nesta postagem trataremos sobre tapetes para quarto de casal.

Ter noções de decoração envolvendo tapetes para o quarto, para qualquer ambiente, aliás, é útil porque essa peça cumpre com três funções importantes, ao menos:

  • Delimita o espaço, ótimo para preencher lacunas que dão sensação de esvaziamento no ambiente, além de fixar divisórias artificiais;
  • Tornar o ambiente a ser decorado mais aconchegante, por acrescentar tecido mais denso, diminuir o contato com o chão gélido e também por contribuir para a impressão de local mais fechado, próximo, pequeno;
  • Contribui para o aumento da sensação térmica devido ao tecido reter, armazenar mais calor no cômodo a ser decorado.

Ou seja, por esses motivos nota-se como tapetes para quarto de casal são úteis na hora de compor um estilo, uma estética, um visual, de preencher um ambiente e que podem acrescentar muito para a percepção de bem-estar.

Mas claro que não basta simplesmente escolher tapetes para quarto de casal de forma aleatória, sem qualquer tipo de critério, sem atender padrões estéticos e quanto a tamanho de espaços ou tipos de pisos. Do contrário, o resultado final tenderá a ficar insatisfatório, pouco funcional e render transtornos em vez de soluções.

Com o objetivo de ajudar a não passar por esse tipo de situação selecionamos algumas dicas de como escolher bem tapetes para quarto de casal.

Confira lendo os tópicos abaixo!

Tapetes para quarto de casal

Quando o assunto é quarto, qual seria o lugar ideal para se ter um tapete? Não seria o de gerar conforto assim que sair da cama, ao tirar os pés do colchão?

Sendo assim, é lógico pensar que os tapetes para quarto de casal devem ser grandes, grandes o suficiente para cobrir de ponta a ponta um criado mudo ao outro, localizados em cada ponta da cama do casal.

No entanto, é preciso se atentar quanto ao tamanho do cômodo. Uma solução para os espaços de dimensões mais acanhadas é usar o tapete de modelo em “U” ou passadeiras nos dois lados da cama.

Algumas medidas que lhe poderão ser úteis no avaliar se o tamanho do tapete se encontra nas medidas ideais.

Se as extremidades do tapete ficarem a 0,50m das laterais da cama, é sinal de que se encontram no tamanho adequado. Mas também é preciso observar a frente do móvel, que tem que ficar afastada das extremidades por 0,60m.

Tapetes para quarto de solteiro

Mas se ao invés de tapetes para quarto de casal o seu caso for de tapetes para quarto de solteiro?

A mesma lógica de proporcionar conforto assim que tirar os pezinhos quentinhos da cama continua valendo no quarto de solteiro. A diferença aqui é que pode se restringir ao uso de apenas uma passadeira ao lado da cama. Contudo, só tenha o cuidado de que o tamanho da peça se harmonize a largura do criado mudo.

Tapetes para quarto infantil

Para todos os tipos de quarto a ideia do conforto permanece, mas no quarto de criança o tapete pode migrar de sob debaixo da cama para o local que o infanto costuma brincar. O tapete inclusive pode ser de formato redondo.

Combinando com a decoração

Uma dica para os que não querem cometer a gafe de adquirir um tapete que não irá combinar com o restante da decoração, com a mobília e cores das paredes.

Evita-se esse pecadilho ao se optar por adquirir a peça somente depois da aquisição e alinhamento de todos os móveis a serem instalados no quarto. Dessa forma, terá melhor condição de avaliar que tipo de material, cor, tamanho melhor se adequará ao ambiente quase totalmente decorado.

O contraste é sempre um recurso interessante, visualmente deleitoso.

Anote a dica: em quartos com mobília e paredes claras, tapetes em tons escuros.

 Em quartos com mobília e paredes escuras, tapetes em tons claros.

Os materiais de tapetes para quarto de casal

Por ser em um local em que se passa boas e importantes horas do dia é muito importante que se saiba escolher os materiais dos tapetes para quarto de casal, pois alguns tipos favorecem o acúmulo de pó, o que pode ocasionar alergias, problemas de saúde relacionados e prejudicar a qualidade do sono e, dessa forma, o desempenho de um dia inteiro.

Não, hora de dormir tudo tem que funcionar direitinho, o colchão precisa estar adequado, confortável, o mesmo quanto aos travesseiros, cobertas, roupas e os tapetes. Escolha sempre os modelos que sejam mais fáceis de lavar.

Esse cuidado é especial quando o assunto são quartos de crianças, de bebês. Claro que não queremos nada que possa vir prejudicar a saúde dos nossos filhos e no caso de se irritarem por causa do acúmulo de pó, há o agravante de anunciarem para a vizinhança inteira o seu descontentamento durante a noite, atrapalhando não só a noite dos vizinhos como a sua.

Por isso, prefira sempre por peças que sejam a base de fibras sintéticas ou de algodão, pois essas versões podem ser facilmente higienizadas com uso de pano umedecido ou aspirador de pó.

Mas caso faça questão de ter tapetes com pelos, sugerimos os de pelo de nylon, que apresentam modelos até de pelos altos. A vantagem desse tipo de peça é que se adéqua a todo tipo de ambiente, de decoração.

Couro e orientais

Outras variantes de materiais de tapetes para quarto de casal são os de couro e os orientais. A vantagem desses modelos é que precisam ser lavados uma vez apenas a cada dois anos. Contudo, de contrapartida, necessita-se, é recomendável, que sejam limpos em empresas especializadas.

Fibras naturais

Também é uma possibilidade de material de tapetes para quarto de casal o de fibras sintéticas.

Esse tem a facilidade de se conseguir uma limpeza eficiente usando apenas uma singela vassoura, desde que acompanhada com aplicação de produtos de impermeabilização e outros especiais.

Especificidade de produtos que talvez torne menos complicado e oneroso encarregar a higienização a uma empresa especializada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.