Como Decorar a Casa com Plantas Naturais

0 26

Mais do que nunca está em alta decoração com plantas naturais.

 Introduzir elementos naturais, o verde da natureza, em ambientes a se decorar há muito tempo é uma opção seguida por muitos, especialmente os mais ligados a natureza, mas nos últimos tempos tem sido uma opção recomendada como forma de aliviar o estresse diário.

Não é novidade para ninguém que vivemos em um mundo agitado, com diversas obrigações e problemas, especialmente quem mora em cidades cosmopolitas. Além dos desafios diários, das obrigações, tem que se lidar com os entraves inerentes de se viver em uma grande cidade, o trânsito carregado, o transporte público entupido, a falta de segurança, o custo de vida, poluição, serviços demorados e ineficientes. Tudo isso além dos problemas domésticos.

Tem-se notado que as pessoas que vivem em ambientes, e aqui estamos falando de decoração agora, que não traga paz de espírito, um relaxamento tanto físico como mental, um verdadeiro contraste com o mundo caótico que enfrenta todos os dias no lado de fora, têm tendência é desmoronar emocionalmente, chegar no esgotamento físico e mental.

Sofrer um ataque de nervos.

Essa é a grande qualidade de decoração com plantas naturais.

Por trazer elemento completamente destoante dos muros de concreto e chão de asfalto das cidades, por trazer o verde cada vez mais raro, as plantas transmitem serenidade, paz, um alívio visual, um refúgio para recuperar as forças, as baterias.

Esse tipo de decoração torna mais fácil se desligar do mundo externo. Não é exatamente o que buscamos ou esperamos do conforto de nosso lar? Ser um local de relaxamento, um local de segurança que nos mantenha apertado para poder ficarmos a sós consigo mesmos?

Se gosta da ideia, do estilo, ou de ambos, vamos fornecer a seguir algumas dicas de decoração com plantas naturais. Mas antes é importante que se atente no seguinte:

Tipos e necessidades

Antes de investir em uma decoração com plantas naturais, avalie quais são as suas necessidades e expectativas de momento. Porque estamos falando de plantas naturais, que necessitam de cuidados. Não basta colocar em um canto e esquecê-las. Será perda de tempo e de dinheiro.

Se a sua rotina é muito agitada, será um contrassenso adquirir plantas que exijam cuidados diários e constantes. Pois é provável que não tenha condições, tempo, de prestar a devida assistência que tais tipos de plantas pedem. Há espécies como cactos e suculentas que não pedem tantos cuidados.

Se o que pretende é uma decoração com plantas naturais inteiramente dedicada ao ambiente interno, optar por plantas que necessitam de muita luz solar não será uma boa ideia. Há tipos que conseguem se desenvolver em ambientes com pouca incidência de luz, como Bromélia, Marantas e Costela de Adão.

Dicas de decoração com plantas naturais

Segue algumas dicas de decoração com plantas naturais.

Plantas em vasos

Quanto maior for a planta, maior o destaque que receberá no ambiente. Portanto, se o seu espaço permitir, comportar vasos e plantas grandes invista na ideia. Eles dão um novo charme no ambiente e frescor, um clima arejado.

Caso o local em que fique posicionado não seja tão privilegiado, a dica é colocá-lo sobre um móvel para que obtenha destaque.

Que haja sempre luz

Sem dúvida se a intenção é estabelecer um claro oposto aos arranha-céus acinzentados e a poluição visual das grandes metrópoles, é preciso reunir elementos que estejam ligados a natureza. O lado adverso.

Já comentamos que o verde, a decoração com plantas naturais, traz esse aspecto por inserir no cotidiano cor, textura, forma que já não se encontra tão presente no dia a dia das urbes. Mas outro elemento que pode fazer uma boa tabelinha, um arranjo harmônico e que tem de sobra em qualquer lugar é a iluminação natural.

Pense: o que mais pode nos remeter a natureza do que o verde das plantas e a luz do sol?

Por isso, sempre que possível, procure privilegiar o acesso de luz natural no ambiente que pretende fazer a decoração com plantas naturais. A união desses dois elementos proporciona um clima bem arejado, clean, radiante.

Para ajudar a propagar a luz solar pelo ambiente recomenda-se pintar as paredes de branco. E quanto menos linhas, formas, objetos tiver no espaço, quanto mais leves e objetivos forem, mais favoreceram o visual limpo e arejado.

Cores alegres

Tudo que for antagonista ao que costumamos a presenciar nas ruas das grandes cidades, e que seja de bom tom, é válido para incorporar a decoração com plantas naturais. Por exemplo, é difícil ver algum lugar, que não seja escola infantil, que tenham cores fortes, vibrantes e alegres. Normalmente são cores neutras ou frias predominando na decoração de ruas, casas e prédios.

Mude essa lógica dentro do espaço que decora investindo em cores alegres em peças de decoração, e que preferencialmente combine com o verde das plantas, como um tapete na cor do azul do mar, o vermelho de suculentas maçãs e o dourado da terra, enfim, jogue cor nesse lugar!

Para lugares pequenos

E se você mora em um apartamento bem aconchegante, quentinho e simpático, mas pequenininho, pequeno de modo a não ser viável colocar plantas pelos cantos? O que fazer?

Bom, uma solução para o seu caso é fazer uma decoração usando quadros, quadros com plantas. Claro, que não é a solução ideal, mas é um jeito de introduzir elementos da natureza no seu ambiente. E ainda há a possibilidade de você criar um quadro vivo, com plantas naturais.

A dica para regar essas plantas é tirá-las da parede, colocá-las em uma superfície plana e regá-las. Isso evita sujeira tanto na parede quanto no chão.

Depois de regadas, basta esperar alguns minutos para colocar os quadros com plantas de volta a parede.

Plantas em suportes

Uma alternativa aos vasos são os suportes, uma corda presa ao teto que sustentam as plantas alguns metros acima do chão do recinto. Sem dúvida colaboram para destacar a planta, mas é preciso cuidado: deixar os vasos pendurados no meio do cômodo ou muita acima da cabeça dos frequentadores do espaço, pode ocasionar acidentes.

Prefira instalar esses suportes em locais próximos a parede e de preferência abaixo da cabeça dos frequentadores.

Gostou deste conteúdo de decoração com plantas naturais?

Então curta, compartilhe, avalie.

Seu apoio é muito importante para nós.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.