Cimento queimado, como combinar cores?

0 14

Neste post vamos comentar sobre tendência cimento queimado.

Não sabe do que se trata esse revestimento? Saiba que vem se popularizando ano após anos. Primeiro pelo visual diferente, manchado e com fissuras, que proporciona diferentes tons de cinza em um mesmo espaço, deixando a decoração estilosa, com personalidade, rústica. Segundo pelo fator econômico, já que é uma opção que requer menos investimento para ser aplicada.

O cimento queimado é versátil, pode ser usado tanto em ambientes externos como internos. Apresenta bom aspecto tanto em cozinhas, banheiros, quartos, como área de serviço e garagem. Sua aplicação não se restringe as paredes, também pode ser colocado no piso e móveis. Por exemplo: banheiras, cubas, pias, mesas, bancadas etc.

Outro ponto positivo do cimento queimado é que por ser de cor neutra, combina facilmente com diversas decorações.

Existem diferentes materiais, combinações para esse tipo de revestimento e trataremos de apontar o que se mostra como tendência cimento queimado atualmente.

Também forneceremos algumas dicas de segurança, alguns cuidados a se tomar ao se decidir pelo uso desse tipo de revestimento.

Veja a seguir as possíveis combinações, os estilos, os cuidados, o que é tendência cimento queimado.

Prossiga na leitura!

Alguns cuidados com cimento queimado

Antes de conferimos o que é tendência cimento queimado vale apontar alguns cuidados a levar em conta na hora de escolher esse revestimento.

Essa opção decorativa pode sofrer variações de tons e ficar bem manchada. Essa é a principal característica do estilo, um dos seus atrativos e que garante um visual diferente, de personalidade.

E essa diferença pode incomodar, especialmente os desprevenidos que se sentem atraídos principalmente pela questão do bolso.

Outro detalhe a se observar é quanto ao piso, aplicação no piso. Tal revestimento em ambientes úmidos é inapropriado, pois tende a deixá-lo muito liso, aumentando os riscos de queda.

Tendência cimento queimado

O que vem se notando como tendência cimento queimado na decoração é a combinação de alguns elementos, materiais. Um dos exemplos é o:

Metal

A escolha do metal em alguns itens na decoração pode levar a aparência do ambiente ao estilo mais rústico, industrial ou sofisticado, em casos de metais mais vivos. Irá depender do material a ser utilizado.

Madeira

A madeira se apresenta como combinação tendência cimento queimado. Uma combinação clássica dessa dupla são paredes em cinza queimado e piso de madeira.

O material é clássico, usado desde tempos imemoriais em casas.

A mescla com um revestimento moderno como o cinza mesclado gera uma harmonia, um equilíbrio interessante entre novo e tradicional.

Outra vantagem da madeira é que ela é aconchegante e aquece mais o ambiente. Ideal para locais com baixas temperaturas. A harmonia fica garantida independente do tom da madeira, se clara ou escura.

Tijolo aparente

Outra tendência cimento queimado é a combinação com tijolo a mostra. Esse estilo é mais comum em casas mais antigas, mas também pode-se descascar a parede para chegar no aspecto desejado.

Evidentemente a melhor combinação, a possível, é tijolos de parede a mostra e piso de cimento queimado. A combinação de tijolo vermelho com cinza gera efeito visual interessante, bem agradável, charmoso.

Mas outro estilo bem requisitado é a combinação com tijolos brancos, nesse caso, tijolos que receberam pintura branca.

Pedras naturais

A harmonia entre pedras naturais e cimento queimado se dá pelo fato do primeiro apresenta aspecto irregular, mas ser natural e o segundo ter acabamento regular e aspecto também natural.

Essas semelhanças e ligeiras diferenças criam uma composição, uma junção, uma harmonia especial, visualmente bem interessante.

Como é possível, e também uma tendência cimento queimado, misturar tons diversos de cinza e até de outras cores no revestimento, isso colabora para uma mistura ainda mais harmônica, bem arranjada.

Porém tenha cuidado para não exagerar nos detalhes, pois pode gerar excesso de informações e com isso propiciando poluição visual.

Ladrilho hidráulico

E é inegável que o revestimento de cimento queimado combina muito bem com cores por ser de tom neutro, apesar das manchas. Se faz uma boa composição com pedras naturais, o mesmo se pode dizer de ladrilhos hidráulicos, especialmente daqueles que não exibem cores muito fortes, mas próximas ao tom mais sóbrio do cinza.

Assim como no caso das pedras naturais é preciso se atentar no excesso de informações para não carregar demais o ambiente.

Combinações de cimento queimado com a decoração

Depois de falarmos do que é tendência cimento queimado, vamos dedicar um espaço sobre as melhores combinações desse material com os móveis do ambiente.

Para a sala sugerimos as seguintes combinações:

Se o tom queimado estiver ocupando a parede da televisão, uma sugestão é utilizar um rack colorido, pois gerará agradável contraste entre fundo neutro, sóbrio, com cores mais vivas em primeiro plano.

A mesma dica de utilização de cores fortes vale para os demais móveis do cômodo, pois tende a gerar o mesmo efeito visual agradável de contraste entre primeiro e segundo plano.

Dicas de cores fortes para fazer contraste com o cimento:

  • Azul;
  • Laranja;
  • Verde.

Agora se não gosta de estilo tão ousado, diferente, marcante, é possível fazer uma boa combinação entre cimento queimado e móveis sendo conservador, adicionando apenas alguns detalhes diferentes.

A orientação para esse estilo é usar o cinza queimado nas paredes e nos móveis maiores recorrer a cores neutras, como branco, preto e cinza. Já nos móveis pequenos, para acrescentar um pequeno tempero, um contraste moderado, indicamos a utilização de cores fortes. Exemplos de móveis, detalhes pequenos: vasos, quadros, bandejas etc.

No quarto:

Aplicando a tendência cimento queimado no quarto, o primeiro cuidado a se tomar é não fazer o revestimento no piso, pois o ambiente pode ficar muito frio. Aplique-o nas paredes, seja em uma ou em todas.

Ao fazer isso, é interessante utilizar na decoração quadros bem coloridos para serem colocados nas paredes com revestimento. Como citado anteriormente, tal mistura proporciona contraste interessante.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.