Escadas de madeira, por que ter na sua casa?

Veja aqui como escolher o melhor modelo de escada de madeira para a sua casa.

0 515

As escadas de madeira são um item pouco valorizado na hora do design de uma casa, mas atualmente são tantos os modelos de escadas de madeira para escolher hoje em dia que podemos ficar confusos com tantas opções, por isso, veja aqui como descobrir qual tipo de escada de madeira mais indicado para a sua casa, aqui neste artigo você terá acesso a várias dicas de como construir ou instalar sua escada de madeira e ideias de como pintar, decorar ou melhorar a escada de madeira que você escolher.

Segurança

Antes de + é importante cuidar da segurança e ter certeza de que seu designer ou arquiteto preste atenção aos pontos abaixo:

1- As escadas devem sempre ficar longe das janelas, uma recomendação que parece óbvia mas em nome do design muitas pessoas acabam ignorando este ponto e acabam colocando suas famílias em risco. Lembre-se que é sempre possível conseguir um efeito interessante sem prejudicar a segurança de ninguém.

2- As dimensões da plataforma final da escada devem ser iguais ou maiores do que a largura entre a escada e o corrimão, ou a escada e a parede.

3- A plataforma também deve estar nivelada e livre de degraus intermediários seja no início ou no final da escada.

4- Todos os degraus deverão ser iguais, tanto em largura quanto em altura para uma segurança adequada, lembrando que a largura mínima indicada é de 60 centímetros.

Tipos de Escadas de Madeira


Escadas Retas

As escadas retas são as mais simples, fáceis de instalar e em geral mais baratas, porém são limitadas a uma altura e por isso costumam ser uma maneira ineficiente de usar o espaço.

 


Escadas em Níveis

As escadas em níveis, por outro lado, permitem que se utilize a área abaixo e liberam parte do teto para a circulação.

 



Escadas em Espiral –
As escadas em espiral são muito bonitas e elegantes, economizam bastante espaço, mas não são muito seguras ou fáceis de utilizar, principalmente para crianças ou pessoas mais velhas.

 

 

Como Escolher

As escadas de madeira são um elemento de destaque da sua residência, um dos pontos focais para que os visitantes ou até possíveis compradores verão assim que entrar em sua casa, portanto faça com que o design esteja de acordo com o estilo da sua casa, seja ela tradicional, contemporânea, luxuosa, histórica, rústica, enfim, cuide para que não tenha nada destoante entre a decoração e a arquitetura ao escolher a melhor escada de madeira.

Escolha tipos de madeira que sejam bonitos mas que também sejam práticos no dia a dia, algumas madeiras são mais comumente utilizadas, como por exemplo, jatobá ou ipê. As escadas de madeira poderão ser pintadas de acordo com o estilo da decoração e mudadas sempre que desejar, mas se você prefere um visual mais clássico de madeira, escolha vernizes que farão com que sua escada tenha mais destaque.

Os corrimões mais indicados para quem deseja instalar uma escada de madeira podem ser de ferro ou madeira, que criam um visual muito bonito e que combinam entre si, podendo se tornar uma verdadeira peça artística em sua casa.

        

 

     

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.