9 Dicas para cuidar do seu sofá

0 67

A seguir vamos apresentar dicas de como proteger o sofá.

O sofá é um objeto essencial para qualquer sala. Ele ocupa boa parte do espaço e tem uma função crucial para acomodar confortavelmente moradores e visitas. Por isso, é um móvel que sempre merece muito estudo e pesquisa antes de concretizar a compra. Não só em termos de preço e estética, mas custo benefício, durabilidade.

Por ser um móvel muito usado e, normamente, por várias pessoas, é natural que tenha contato com diferentes tipos de desgastes, seja referente a peso ou com variados tipos de produtos.

Por exemplo, como se tornou hábito enraizado na cultura brasileira, e de vários povos, assistir TV no sofá comendo alguma coisa, é frequente que pequenos “acidentes” acabem ocorrendo, como derrubar um pedaço de pizza, bolo, refrigerante, café etc no móvel.

Para quem tem animais em casa, os pets se tornam outra forma de desgaste, pois seus pelos acabam impregnando nos tecidos do sofá. Se o móvel não receber cuidados diários com o passar do tempo, acaba se deteriorando de maneira precoce. Sofá não é um móvel barato por ser indispensável para qualquer tipo de sala.

Diante de uso tão frequente e desgastante, cabe à pergunta: como proteger o sofá?

Antes da compra

A primeira medida de proteção ocorre antes da compra.

Se pergunte, o sofá servirá mais para o maridão se largar no móvel vendo TV ou receber pessoas? Pois se for o primeiro caso, estofados mais profundos, como o chenille, são mais indicados para se deitar, pois são mais resistentes. Mas esse tipo de tecido não é o mais indicado para receber, pois é mais desconfortável.

O suede é um dos mais confortáveis e fáceis de encontrar. No entanto, necessita de maiores cuidados diários. Ter animais na casa com esse tecido pode ser sinônimo de “trabalhão”.

Para casas com animais e que recebam bastantes pessoas, recomenda-se sofás com tecidos sintéticos. São super-resistentes e fáceis de limpar. Mas é bom evitar os tecidos 100% sintéticos, pois costumam esquentar muito no verão e esfriar demais no inverno. Opte por uma mistura de sintético com tecidos naturais.

O perfil dos usuários que mais utilizarão o móvel é outro ponto a se considerar. Pessoas mais idosas sentem mais dificuldade de se levantar em sofás baixos, por exemplo. Esse esforço acaba também refletindo na resistência no material.

Ou seja, cada tipo de tecido tem uma vantagem e desvantagem que acaba ajudando nos cuidados para preservar o tempo de vida útil do sofá.

Mas agora veja dicas de como proteger o sofá, dicas úteis para todos os tipos de tecidos. Confira!

Como proteger o sofá: cuidado com o sol

Sobre como proteger o sofá, evite deixar o tecido exposto, ou muito exposto à luz solar.

E porque é prudente evitar tal exposição? 

Porque as luzes solares têm efeito de alterar a tonalidade do revestimento com o passar do tempo. Essa alteração provoca efeito visual desconfortável, de material envelhecido precocemente junto a material novo.

Como proteger o sofá: de olho na criançada

Crianças costumam ter a brincadeira de ficar pulando no sofá. Isso pode ser muito divertido, porém é péssimo para o tecido do móvel, pois a costura pode romper ou o revestimento ser perfurado.

Sentar nas braças do móvel também não é legal pelos mesmos motivos.

Por isso, se tiver criançada em casa, oriente a não fazer esse tipo de coisa no sofá e policie para ver se obedecem.

Pular é bom, mas é melhor pular amarelinha ou pula-pula…

Como proteger o sofá: proteja o estofado

Outra dica de como proteger o sofá é optar por capas para resguardar o estofamento. A lógica é simples: se tiver que cair líquidos, resíduos sólidos ou outros tipos de umidades sobre o móvel que seja sobre uma capa substituível.

Outra possibilidade é investir em outros forros para cobrir o móvel.

O interessante dessa opção é a questão estética. O visual do sofá passa a não ser tão relevante já que pode escolher mantas e almofadas para cobri-lo de modo a se harmonizar perfeitamente na decoração. É prático quando há mudanças no décor ou até de ambientes, pois não é necessário fazer outro investimento para se adquirir um novo sofá e, assim, evita um gigante pato feio destoando no cômodo.

Não aos produtos químicos

O pior aconteceu, o sorvete caiu sobre o tecido, à tinta guaxe melecou o estofado, o cachorro fez o que não devia. E agora?

Vamos dá mais detalhes sobre como proteger o sofá nesses casos a seguir, mas antes saiba o que NÃO deve fazer para tentar contornar o problema.

Segure o impulso em colocar o primeiro detergente que ver pela frente, o primeiro álcool ou desinfetante. Os componentes químicos desses produtos podem provocar danos irreversíveis.

Que tipos de danos irreversíveis?

Sabe aquela mancha grotesca que não é forte suficiente para ser vista a quilômetros de distância, mas nem tão apagada ao ponto de passar despercebida? Então, é esse tipo de dano irreversível.

Como limpar manchas?

O pior aconteceu? Pegue um pano limpo e seco e coloque sobre a mancha, mas sem pressionar. Deixe que ele absorva o excesso.

Ao retirar o excesso, coloque outro pano limpo sobre a mancha, também sem pressionar, para que continue absorvendo.

Se ficar uma mancha no tecido, proceda da seguinte forma:

Pano úmido com sabão de coco.

Se o tecido for de poliéster e lã, poderá ser lavado. Porém se o material for de poliuretano, só poderá ser limpo a seco.

Mas é preciso ter em mente que panos úmidos sempre oferecem o risco de deixar manchas. Há outros meios de fazer a limpeza, como a utilização de produtos voltados diretamente para a limpeza de sofás. Eles podem ser encontrados em supermercados.

Limpeza no dia a dia

Seguindo com as dicas de como proteger o sofá, a retirada do pó é o melhor remédio antideterioração. Para isso, use espanador ou uma escova com cerdas. Aspirador de pó também é uma boa solução, desde que em rotação baixa.

Essa limpeza não precisa ser todo dia, uma vez na semana basta.

Retirando pelos e cabelos

Como dica fina de como proteger o sofá, recomendados usar um rolo adesivos para a retirada de pelos e cabelos sobre o sofá.

Você pode tanto improvisar esse rolo em casa utilizando uma fita plástica adesiva como adquirir rolos desenvolvidos exatamente para essa função.  Existem modelos comercializados. Vale uma pesquisa.

Gostou deste conteúdo sobre como proteger o sofá? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença. Leia mais de nosso conteúdo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.