Como identificar, solucionar e prevenir os vazamentos

0 95

O vazamento de água em apartamento ou casa pode se transformar em um grande transtorno se não for identificado e solucionado rapidamente.

Além dos danos que o vazamento de água em apartamento ou casa, por exemplo, pode causar, o custo da conta de água também vai subir muito se o problema não for solucionado de forma rápida e definitiva.

Quer aprender a identificar, solucionar e prevenir os vazamentos?

Confira as dicas que preparamos para você se livrar deste transtorno e economizar na conta de água.

Vazamento de agua no teto do banheiro

Vários fatores podem contribuir para o surgimento de vazamento de agua no teto do banheiro.

As manchas que acabam surgindo por causa da infiltração no teto do banheiro do apartamento facilitam a identificação de um possível vazamento na parte superior do banheiro, podem ser motivadas por:

  • Impermeabilização insuficiente da laje;
  • Revestimentos mau assentados;
  • Vazamento no banheiro do apartamento de cima;
  • Instalações hidráulicas danificadas ou com vazamentos;
  • Parades construídas em contato com áreas úmidas como jardins.

Para identificar de onde está o vazamento de agua no teto do banheiro que causa essas manchas é importante observar alguns detalhes.

Primeiramente é necessário verificar se não existe nenhum problema com o telhado. Podem haver telhas desencaixadas ou quebradas que fazem com que a água da chuva entre em contato direto com a laje.

Nestes casos, dependendo do tipo de construção, a solução do problema pode ser bem simples, bastando colocar as telhas na posição correta ou substituir as telhas quebradas por outras novas.

Se estiver tudo bem com o telhado então será preciso verificar se há vazamento nas instalações hidráulicas.

Para isso é necessário fechar todas as torneiras e travar a bóia da caixa para que ela deixe de receber água das instalações externas. Após essas providências é necessário marcar o nível da água que está na caixa e aguardar entre uma ou duas horas.

Se, após esse período for constatado que o nível de água na caixa diminuiu, então é certo de que existe um vazamento nas instalações abastecidas pela caixa d’água e provavelmente haverá infiltração no teto do banheiro do apartamento

Infiltração na laje com piso também pode se a área onde foi instalado o revestimento estiver muito exposta a água da chuva ou ao fluxo de água de um banheiro.

Como descobrir vazamento de agua no chão

Ao perceber umidade constante no piso é importante verificar se não há vazamentos nas instalações que passam pela área.

Assim como no exemplo anterior, o teste para descobrir vazamento de agua no chão e nas instalações alimentadas pela caixa d’água é bem simples. Além do vazamento, é provável que a impermeabilização do piso no momento de sua instalação tenha sido insuficiente, ou inexistente.  

Parede com infiltração da chuva

Muitas pessoas acabam por não dar muita importância para a impermeabilização das paredes do imóvel que ainda está em construção. O trabalho de impermeabilização pode ser feito rapidamente e evitar transtornos futuros.

Muitos sinais de parede com infiltração da chuva podem ser facilmente visualizados como mofo, queda de reboco e danos à pintura. Mas existem sinais internos que só podem ser identificados por meio da abertura da parede para saber como resolver infiltração no piso.

Os vazamentos internos, como canos danificados, podem comprometer totalmente toda a parede, já que devido ao contato constante dos materiais utilizados na sua construção com a água estes acabam perdendo muito de sua qualidade ao longo do tempo.

Nestes casos o mais comum é a necessidade de derrubar totalmente a parede para que seja erguida uma nova estrutura que substitua a antiga.

Vazamento de agua em apartamento quem paga?

Para quem mora em apartamento o surgimento de infiltrações e vazamento de agua em apartamento pode ser uma grande dor de cabeça para todos, inclusive os vizinhos.

A identificação do responsável por eventuais danos e prejuízos decorrentes de vazamentos só pode ser feita após a confirmação da origem do problema.

Quando a origem do problema é detectada nas suas próprias instalações a responsabilidade de todos os reparos necessários é do próprio morador.

Se for confirmado que a infiltração no seu apartamento ocorre devido a problemas nas instalações de algum dos apartamentos vizinhos, como vazamento no banheiro do apartamento de cima, então todos os reparos necessários para resolver o problema, tanto no imóvel dele quanto no seu, devem ficar a cargo do proprietário do imóvel onde foi identificado o problema.

Já nos casos em que for confirmada a necessidade de reparos nas instalações hidráulicas do condomínio quem deve arcar com todos os custos referentes aos danos da instalação e de todos os apartamentos atingidos pelo problema é a administração do local.

Quando há vazamento de agua em apartamento e infiltrações em um imóvel alugado, e a natureza do problema for estrutural, decorrente de falta de manutenção ou desgaste natural o proprietário do imóvel é quem deve arcar com todas as despesas até que o problema seja solucionado.

Isso não se aplica caso o dano seja causado por má utilização e conservação do imóvel, como perfuração de canos por exemplo. Nesse cenário o inquilino é quem deve arcar com todos os custos, já que é de sua responsabilidade manter o imóvel no estado em que o recebeu até que decida por sair do local.

Conclusão

Vazamento de agua em apartamento e casa é um problema que acontece todos os dias em milhares de imóveis. Seja por desgaste natural das instalações ou má conservação do imóvel, a melhor alternativa é sempre a prevenção. Dessa maneira é possível minimizar as chances deste transtorno atingir suas instalações e seu bolso.

Continue acompanhando os conteúdos do nosso blog com dicas de decoração e manutenção para deixar a sua casa ainda mais aconchegante e com a sua cara.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.