6 Dicas para manter o banheiro organizado

0 41

Se há um local da casa que precisa ficar organizado é o banheiro, e se você tem essa consciência e a questão é grana curta, vamos fornecer dicas de como organizar banheiro com pouco dinheiro.

Mas, vamos lá, supondo que não saiba da importância de manter esse local da casa organizado, vamos explicar o porquê de manter esse ambiente na mais perfeita ordem.

Primeiro porque é o local mais úmido da casa e que sofre com mais variações térmicas. Sem contar que é o local, digamos, com a maior movimentação de bactérias. Ser displicente com a organização do banheiro em condições tão favoráveis para a proliferação de bactérias é o convite ao desfortúnio.

Objetos de uso pessoal se não bem dispostos podem mais causar prejuízos a sua saúde do que ajudá-lo. Objetos que sofrem com a ação da umidade podem se deteriorar mais depressa ou até piorar a questão da umidade e principalmente da variação térmica, acelerando deterioração não só de si próprios, mas da estrutura do ambiente como um todo.

Fora a questão mental que está intimamente relacionada com o visual. Banheiro deve ser um local de relaxamento, um local particular para se manter apartado do mundo para renovar o aspecto não só do físico, mas do anímico, mental.

Por isso banheiros costumam ter uma decoração mais clean, com cores claras ou neutras que não carregam demais o ambiente, passam serenidade, conforto, arejamento.

É boa prática que o banheiro tenha informações apenas essenciais e não atulhem demais o ambiente. Excesso de informação costuma desviar muita atenção e gerar estado de intranquilidade.

Bom, agora que sabe os motivos de se manter essa parte da casa organizada, passamos a seguir dicas rápidas de como organizar banheiro com pouco dinheiro.

Confira!

Organizar banheiro com pouco dinheiro: foco na separação

Sabe o que estimula a bagunça, o excesso de informação em um mesmo lugar? A falta de separação dos objetos conforme as suas funções. A noção de que tudo tem que estar perto para ser prático acaba jogando contra a ideia de praticidade, pois as informações vão se acumulando e você acaba não se lembrando exatamente onde colocou determinados objetos e fica até com dificuldade de identificar em meio a bagunça o material que precisa.

Para evitar esse tipo de problema, recomendamos como dica de como organizar banheiro com pouco dinheiro investir na separação de objetos conforme suas funções.

Se tiver armários ou gaveteiros, tire tudo que estiver dentro deles. Leve os objetos onde possa separá-los. Separe-os por categorias.

Um exemplo: higiene e tratamento de cabelo. Essa categoria inclui xampus, condicionadores, cremes de pentear, máscaras, progressivas etc. A divisão irá ajudá-la a memorizar melhor os locais em que guardou cada departamento importante a ser usado no banheiro e irá reduzir o volume de informações em locais específicos. Tudo ficará melhor distribuído, portanto, equilibrado.

Organizar banheiro com pouco dinheiro: organização

Prosseguindo com as nossas dicas de organizar banheiro com pouco dinheiro, depois de separados os objetos você precisa encontrar bons locais para guardá-los para melhor organização. Principalmente se os armários e gaveteiros não derem conta (e normalmente não dão).

Uma dica é utilizar cestos organizadores ou até potes de sorvetes. Outro organizador útil é o organizador de talheres. Perfeito para guardar pequenos objetos, mas que são tão numerosos quanto importantes no dia a dia.

Organizar banheiro com pouco dinheiro: identificação

Depois do trabalho bruto de separação e organização, a próxima dica de organizar banheiro com pouco dinheiro é fazer a identificação de cada compartimento em que se depositou os objetos por tema.

A identificação vai ajudar na localização dos objetos e fazê-la ganhar uns minutinhos extras preciosos que na vida agitada das grandes cidades costumam fazer a diferença. Não uma diferença brutal, mas qualquer tempo ganho conta, não é mesmo?

E claro, antes de colocar tudo em seus devidos lugares, vale fazer uma limpeza caprichada no local. Não há nada que mais revigore um ambiente do que limpeza e organização.

Amigos do peito

Quando for fazer a distribuição dos compartimentos no banheiro procure deixar os objetos mais utilizados por você na região da pia. Para esses objetos é uma dica utilizar bandejas para colocá-los em cima. Essas bandejas ajudam na organização, mas devem ser pensadas como elementos a agregar na decoração do banheiro.

Sabe um organizador ótimo para colocar principalmente secadores e chapinhas? Revisteiros.

Na falta de espaço

E se o seu maior problema para organizar banheiro com pouco dinheiro é a falta de espaço a solução está em investir em prateleiras. Use os espaços livres e ociosos das paredes do banheiro para instalar pequenas prateleiras que serão muito úteis para armazenar itens.

Contudo, ao se decidir por essa opção atente-se em não deixar essas prateleiras próximas do vaso sanitário, pois contém muitos germes e dependendo do que for colocar nessas prateleiras pode não ser um bom negócio para a sua saúde. A exceção é se essas prateleiras forem usadas para guardar papel higiênico.

Outro detalhe é que o material das prateleiras seja de vidro, pois materiais como madeira expostos na umidade e no calor vão acabar criando fungos e se deteriorando rapidamente.

O melhor local para colocar prateleiras é sobre o espelho. Os objetos ficam mais a mão e você não precisa fazer muito esforço para pegá-los.

Caso não exista espaço sobre o espelho, uma solução é introduzir um armário debaixo da pia para organizar os objetos nesse espaço.

Também é interessante para falta de espaço são os ganchinhos. Neles dá para colocar as toalhas e ainda podem ser personalizados de acordo com o gosto dos frequentadores.

Dessa forma, os usuários do banheiro saberão quais são as suas toalhas mesmo que estas sejam todas iguais.

Dicas extras

Para toalhas em uso é recomendado que guarde-as em um armário no quarto, pois estarão livres da umidade e dos germes. Nunca as coloquem em prateleiras dentro do banheiro, portanto.

Também não é recomendado deixar perfumes dentro do banheiro, por causa, novamente, da umidade. Coloque-os em outro cômodo e de preferência longe do calor e da luz.

Gostou deste conteúdo sobre organizar banheiro com pouco dinheiro? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós. Leia mais de nosso conteúdo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.